Dicas para uma Depilação Perfeita!
Independente do método de depilação escolhido, eliminar pelos é um processo traumático para qualquer tipo de pele. Manchas na pele (principalmente axilas), pelos encravados, irritação — os problemas são muitos. Veja como se livrar deles e conseguir uma depilação perfeita.

Dicas para uma boa depilação
Antes de qualquer coisa, é preciso observar algumas dicas básicas para uma boa depilação:

Faça depilação com a pele limpa para evitar infecções.
Depile-se após o banho. O vapor abre os poros e amolece os pelos.
Evite expor a pele à água do mar e usar perfumes por 24 horas após a depilação, para evitar irritações.
Em áreas com irritação, inflamação, ferimentos, verrugas ou veias varicosas, jamais deve ser passada a cera ou gilete.
Tratamentos com ácido glicólico ou retinóico devem ser suspensos uma semana antes da depilação, pois deixam a superfície tão fina e sensível que a pele pode ser arrancada.
Não é aconselhável usar desodorante nas primeiras seis horas após depilar as axilas.
Acalme e hidrate a pele depois, com um pós-depilatório sem álcool.
Manchas por Depilação

Dependendo do tipo de agressão na pele, podem surgir algumas manchas.

Se ocorrer irritação, a produção de melanina aumenta e provoca o escurecimento da região depilada. Logo, peles mais morenas estão mais propensas a ter manchas, já que contêm mais melanina.

Todos os métodos agredirem a pele, porém o nível da agressão varia bastante. O uso da lâmina, no sentido do crescimento do pelo, é um dos menos traumáticos, apesar de o resultado durar pouco. A cera quente é o mais agressivo, pois traumatiza a pele com o calor e com a puxada. Já a depilação definitiva é bem segura, não causa traumas nem manchas.

Para prevenir as manchas, o ideal é conversar com o dermatologista para manipular cremes depilatórios, para que sejam feitos com ingredientes anti-inflamatórios, como o peróxido de benzoíla. Isso não impede por completo que as manchas apareçam, mas diminui bastante a chance.

Como tratar as manchas por depilação?

O tratamento é feito com cremes clareadores, normalmente à base de ácido kójico e hidroquinona, com concentrações que variam dependendo do tipo da pele e da mancha. Nas marcas mais antigas, uma saída é o peeling químico, associado com aplicações de laser e luz pulsada. O método escolhido e o número de sessões variam, dependendo do local, da pele e do escurecimento.

Como evitar o escurecimento das axilas?

Dicas para uma Depilação Perfeita!

Considerado um dos grandes vilões da beleza feminina, o escurecimento das axilas, possui diversas causas: alterações hormonais, atrito, suor excessivo, obesidade, irritações por desodorantes, tecidos sintéticos e algumas formas de depilação. Além disso, mulheres de pele morena têm mais predisposição à alteração da pigmentação da pele.

Algumas dessas causas só podem ser evitadas através de tratamentos médicos. Já para outras, bastam algumas mudanças de hábito: evitar métodos depilatórios agressivos, o uso de tecidos sintéticos e desodorantes com álcool.

Caso você já tenha notado o aparecimento da pigmentação, o melhor é ir ao dermatologista logo no início. Isso porque, dependendo do quadro, apenas o uso de hidratantes ou a troca do desodorante pode solucionar o problema. Entretanto, nos mais graves, é necessária a utilização de cremes despigmentantes feitos à base de ácido, produzidos por manipulação e receitados somente por médicos.

Pelos Encravados

O encravamento de pelos é um dos maiores dramas estéticos femininos. Afinal, não há mulher que não queira ficar com a pele lisinha, sem bolinhas ou pontinhos pretos de atrito. O ideal, segundo os especialistas, é fazer a depilação a laser, mas, apesar de ser bem conhecida, o preço ainda é muito alto.

O que fazer para evitar pelos encravados?

Os esfoliantes corporais com grânulos ajudam na remoção das células mortas, afinando a pele. Assim, facilitam a passagem do pelo. Mas eles têm de ser usados de forma constante, pois toda vez que os pelos crescem podem acabar encravando de novo. Existem bons produtos que levam algum agente bactericida na fórmula, como o Triclosan. Além de esfoliar, eles combatem possíveis inflamações, que podem piorar o quadro.

A depilação a laser é uma das melhores soluções para evitar os pelos encravados. O calor do laser destrói a matriz do pelo (local onde ele nasce), e por isso ele não volta a crescer tão rapidamente. E quanto menos pelos, menor a probabilidade de encravamento.

Se ainda não dá para investir nesse tratamento, a saída é usar um creme que ajude a desencravar os pelos e usá-lo com frequência. Bons princípios ativos para isso são: ureia, ácido salicílico, peróxido de benzoíla e ácido retinóico. Converse com seu dermatologista e peça uma receita.

Saiba mais sobre Tipos de Depilação