6 benefícios surpreendentes da massagem terapêutica

Body to Body Massage for Relaxation — Stress Relief and Health | by Sarah Sheikh | Medium

Claro, isso pode ajudá-lo a relaxar – mas a massagem terapêutica pode fazer muito mais do que isso.
1. Desfaz os problemas de passar muito tempo sentado
“A maioria das pessoas está lidando com algum tipo de estresse postural”, diz Aaron Tanason, massoterapeuta registrado, cinesiologista e proprietário da Paleolife Massage Therapy em Toronto. “Na maioria das vezes [esse estresse] tende a se manifestar nos ombros e no pescoço.” Mas, trabalhadores de mesa, tomem cuidado. Formas mais avançadas de estresse postural aparecem como dor ou fraqueza na região lombar e glúteos, causada por longos períodos sentados.

E considerando os benefícios inesperados, felizmente, a massagem pode neutralizar o desequilíbrio causado por sentar. Isso significa que você pode manter seu trabalho de mesa contanto que agende uma massagem regular.

(Relacionado: 5 movimentos de treinamento de força para sua melhor postura de todos os tempos)

2. Alivia a dor muscular
Tem músculos doloridos? A massagem terapêutica pode ajudar. “A massagem aumenta e melhora a circulação. Assim como esfregar o cotovelo ao bater na mesa, ajuda a aliviar a dor ”, diz Tanason. (Aqui estão outras maneiras de aliviar os músculos doloridos.)

Um estudo de 2011 publicado na revista Annals of Internal Medicine, encontrou benefícios da massagem terapêutica tão eficazes quanto outros métodos de tratamento para dores crônicas nas costas.

3. Alivia a ansiedade e a depressão
“O toque humano, em um contexto seguro, amigável e profissional, pode ser incrivelmente terapêutico e relaxante”, diz Tanason. Mulheres com diagnóstico de câncer de mama que receberam massagem terapêutica três vezes por semana relataram estar menos deprimidas e menos irritadas, de acordo com um estudo de 2005 publicado no International Journal of Neuroscience.

E, um estudo publicado no Jornal da Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente, descobriu que os pacientes que estavam deprimidos e ansiosos estavam muito mais relaxados e felizes, e reduziram os níveis de estresse após a massagem.

4. Melhora o sono
Os benefícios da massagem não apenas encorajam um sono reparador, mas também ajuda aqueles que de outra forma não poderiam descansar confortavelmente. “A massagem promove relaxamento e sono em quem está passando por quimioterapia ou radioterapia”, diz Lisa Marie de Miranda, massagista registrada e cinesiologista da Paleolife Massage Therapy. Além disso, as massagens ajudam os bebês a dormir mais, chorar menos e ficar menos estressados, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Warwick.

“A maioria dos RMTs pode fazer massagens infantis”, diz de Miranda. E se os pais quiserem fazer isso sozinhos, será natural. “Não existe realmente uma técnica particular. Tudo o que os pais normalmente fazem para acalmar seu bebê será eficaz. ”

(Relacionado: O que acontece com seu corpo quando você realmente relaxa)

5. Aumenta a imunidade
Um estudo de 2010 publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine descobriu que a massagem aumenta a contagem de leucócitos dos pacientes, o que desempenha um grande papel na defesa do corpo contra doenças. Além disso, também “melhora a função imunológica de indivíduos com HIV”, diz de Miranda.

6. Alivia dores de cabeça
Na próxima vez que tiver dor de cabeça, experimente agendar uma massagem de última hora. “A massagem diminui a frequência e a gravidade das dores de cabeça tensionais”, diz de Miranda. Uma pesquisa da Universidade de Granada, na Espanha, descobriu que uma única sessão de massagem terapêutica afeta imediatamente a dor percebida em pacientes com dores de cabeça tensionais crônicas.

Siga-nos
Facebook
Instagram
Twitter
YouTube